domingo, 16 de junho de 2013

Padre Manuel Nunes Formigão

 
 Apóstolo de Fátima e fundador da congregação das irmãs reparadoras de Nª. Sª. de Fátima
(1883-1958)

MANUEL NUNES FORMIGÃO nasceu em Tomar, a 1 de Janeiro de 1883. Aos 12 anos entrou no Seminário Patriarcal em Santarém, onde realizou os estudos eclesiásticos, findos os quais foi enviado a Roma, onde obteve o grau académico de Doutor em Teologia e Direito Canónico pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Em Roma, recebeu também a ordenação sacerdotal, a 4 de Abril de 1908.

No ano seguinte, regressou a Portugal, depois de ter passado um mês em Lourdes. Em Outubro, iniciou a sua actividade de professor no Seminário de Santarém, dedicando-se simultaneamente a diversas actividades apostólicas. Vivendo num tempo hostil para a Igrja, dedicou-se ao apostolado junto dos jovens, lutou pela defesa da fé e pugnou pelos direitos dos mais pobres e desprotegidos.

Foi notável a sua acção durante a epidemia pulmónica. Também as crianças pobres e abandonadas foram objecto da sua dedicação.

O seu zelo apostólico confirmou-se de igual modo, nas sucessivas etapas da sua vida em Bragança, Évora e Porto, incidindo a sua dedicação na formação de sacerdotes diocesanos e religiosas do seu Instituto.

Em Setembro de 1917 entrou em contacto com as aparições de Fátima; o seu envolvimento, desde o início, com os videntes, a sua preocupação em apurar a verdade e o significado da mensagem, a sua dedicação sem limites na sua divulgação mereceram-lhe o epíteto de "Apóstolo de Fátima".

Para dar resposta a uma comunicação da Mãe de Deus à vidente Jacinta, a ele destinada, fundou a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, cujo fim especial é reparar as ofensas que se cometem contra o amor de Deus. Esta congregação está presente em Fátima e tem a seu cargo o Sagrado Lausperene no Santuário.

O Servo de Deus faleceu em Fátima a 30 de Janeiro de 1958.

A fama de santidade de que gozava o Servo de Deus durante a vida aguarda a confirmação por parte da Igreja.

Via:
Padre José de Sousa

Sem comentários:

Enviar um comentário