Uma lenda muito antiga narra que Santa Eufémia faz parte de um grupo de nove irmãs gémeas (Quitéria, Genebra, Vitória, Eufémia, Marinha, Marciana, Germana, Basília e Liberata), que a mãe mandou afogar no rio Este (em Braga). Sita, a criada, toma as crianças e confia-as aos cuidados de Santo ovídio, o Prelado bracarense. E, de acordo com a lenda, as nove irmãs teriam sido martirizadas no tempo do imperador Adriano.
Não obstante haver muitas cidades a disputar o berço de Santa eufémia, e outras tantas lendas a propósito do seu miraculoso nascimento, sabe-se que há apenas uma Mártir com este nome: Santa Eufémia de Calcedónia. Nasceu na Bitínia, em data ignorada, e foi martirizada em Calcedónia (Grécia) por volta dos anos 307-310 da era cristã, aquando das encarniçadas perseguições movidas pelo Imperador romano aos cristãos.
Após várias torturas a que foi sujeita para que renegasse a fé cristã, foi lançada aos leões, no circo. Mas estes pouparam-na. Irados, os seus algozes mataram-na com um golpe de espada.
Encontramos não poucas referências a Santa Eufémia nos escritores antigos. Várias igrejas foram construídas em sua honra um pouco por todo o orbe cristão. Foi na igreja de Santa Eufémia que reuniu o Concílio de Calcedónia, no ano 451.
A festa de Santa Eufémia realiza-se no dia 16 de Setembro.
Santa Eufémia de Calcedónia é representada iconograficamente de vários modos: com uma espada cravada no peito; com dois leões, deitados, a seus pés; com um lírio ou uma palma de martírio. É também representada com uma roda (alusão a um dos tormentos que lhe foram infligidos antes de ter sido atirada aos leões).
É já centenária a devoção a Santa Eufémia, no Monte Grande, na freguesia de Alvarelhos. O mais antigo documento escrito, no qual se faz referência ao "Monte de Santa Eufémia" remonta ao ano de 1636, a propósito da delimitação das Terras da Maia que pagavam dízimos a primícias ao mosteiro beneditino de Vairão. A primitiva ermida em honra de santa mártir de Calcedónia, que deu origem à capela e, mais tarde, ao Santuário, terá sido edificada em finais de 1500.
Santuário de Santa Eufémia - Alvarelhos - Trofa
Sem comentários:
Enviar um comentário